Tocantins recebe mais 33 profissionais do Programa Mais Médicos

O Tocantins recebeu reforço de 33 profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa Mais Médicos. A iniciativa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, busca ampliar o acesso aos serviços básicos de saúde e fortalecer o atendimento em regiões com maior demanda e dificuldade de provimento de profissionais.

O cronograma de homologação dos profissionais segue até quinta-feira, 10 de julho, quando estará concluído o processo formal para a lotação nos municípios. “Com a chegada desses médicos, as equipes de Saúde da Família estejam mais fortalecidas para atender as demandas locais, garantindo acompanhamento contínuo, prevenção de doenças e promoção de qualidade de vida para a população tocantinense”, afirmou diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, (DAP/SES-TO), Cleidimar Rodrigues Soares.

Onze desses novos médicos vão atender em oito municípios da Região de Saúde do Bico do Papagaio, levando cuidados essenciais a comunidades carentes de assistência médica regular. Além disso, os profissionais serão distribuídos em diversas cidades, incluindo Almas, Ananás, Araguacema, Axixá, Bom Jesus, Conceição do Tocantins, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Itaguatins, Juarina, Lizarda, Mateiros, Muricilândia, Natividade, Palmeirante, Paraíso, Paranã, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza, São Sebastião, Palmas e Tocantinópolis.

Mais Médicos

É um programa do Governo Federal no qual os profissionais são inseridos no projeto onde iniciam suas atividades laborais fortalecendo a Atenção Primária à Saúde e no esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação integrada dos profissionais, pelo prontuário eletrônico e os fluxos que vão reduzir o tempo de espera do paciente, facilitará o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos. No Tocantins, atualmente 230 médicos atuam pelo programa, em 107 municípios.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais