Já em operação no Tocantins, a Lototins — a loteria oficial do Estado — chega com a proposta de unir entretenimento e impacto social. Além de oferecer segurança e credibilidade aos apostadores, parte da arrecadação obtida com os jogos será destinada a áreas essenciais para a população, como saúde, assistência social e esporte.
Conforme estabelece a Lei Estadual nº 4.136/2023, que regulamenta o serviço, a Lototins deverá repassar 10% da receita arrecadada para o tratamento de pacientes com câncer no Estado. Também estão previstos 5% para o custeio de ações e serviços promovidos pelas APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Tocantins, além de outros 10% voltados à implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas na área esportiva.
“Cada aposta feita na Lototins representa um apoio direto a áreas que necessitam constantemente de recursos. Isso é motivo de orgulho para nós”, afirmou o CEO da empresa, Eduardo Paiva. Ele destaca que o projeto alia entretenimento com responsabilidade social, contribuindo diretamente com a qualidade de vida da população tocantinense.
Paiva também destacou o caráter genuinamente tocantinense da Lototins, o que tem despertado um forte sentimento de pertencimento entre os cidadãos. “Estamos em plena atividade e expansão no Tocantins, e o retorno que temos sentido da população é bastante positivo. O fato de ser uma loteria legalizada, fiscalizada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), e que contribui para causas locais, tem gerado confiança e engajamento”, pontuou.
A Lototins é mais uma iniciativa que integra o conjunto de alternativas legais que os estados brasileiros passaram a adotar após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2020 reconheceu a legalidade da exploração de loterias também pelos entes estaduais.
