Lázaro Botelho perde mandato e Tiago Dimas será empossado deputado federal

Após quase dois meses desde sua diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o ex-deputado Tiago Dimas (Podemos) será empossado como deputado federal. A posse só foi viabilizada porque a Mesa da Câmara dos Deputados declarou, nesta terça-feira (29/7), a perda do mandato de sete parlamentares, incluindo o tocantinense Lázaro Botelho (PP), que ocupava a vaga agora retomada por Dimas.

A mudança decorre de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucionais as antigas regras de distribuição das sobras eleitorais. O novo entendimento do STF permitiu a recontagem dos votos e alterou a composição da Câmara em quatro estados: Tocantins, Amapá, Rondônia e o Distrito Federal.

Com 42.754 votos, Tiago Dimas foi o sexto candidato mais votado do Tocantins em 2022, mas havia ficado fora por conta da regra anterior, que exigia que o partido e o candidato alcançassem percentuais mínimos do quociente eleitoral para concorrer às sobras. Com a revisão, ele foi oficialmente diplomado no dia 17 de junho, mas só agora poderá assumir a cadeira na Câmara.

Após a diplomação, o parlamentar destacou que: “estávamos certos desde o início e confiávamos que a Justiça seria feita. Agora é trabalhar para honrar os mais de 42 mil votos que recebemos e contribuir com o Tocantins neste mandato mais curto, mas de muito trabalho”.

O retorno de Tiago Dimas à Câmara também fortalece o Podemos no Tocantins, partido que comanda a Prefeitura de Palmas com Eduardo Siqueira Campos. Além disso, o parlamentar anunciou que retomará a Seleção Pública de Projetos para Emendas Parlamentares, modelo que, no mandato anterior, destinou mais de R$ 3,5 milhões a instituições sem fins lucrativos em todo o estado.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais