Após 21 dias de espera por uma cirurgia cardíaca de alta complexidade, o bebê Davi Castilho será transferido nesta quarta-feira, 11 de junho, para um hospital fora do Tocantins. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Davi será levado ainda hoje ao Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), onde passará pelo procedimento cirúrgico.
A transferência será realizada por meio de uma Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI aérea) até o início da noite desta quarta-feira (11). Os pais de Davi, Caroline Evellym Inácio e Andrez Castilho, já foram informados. Davi sofre de cardiopatia congênita e está internado desde o dia 21 de maio no Hospital Geral de Palmas (HGP).
A família de Davi entrou com uma ação na Justiça para garantir a cirurgia do filho e exigir que o Governo do Estado realizasse a transferência com urgência para outra unidade hospitalar. A Secretaria de Saúde informou que “a demora na transferência do bebê se deu pelo fato de as unidades hospitalares públicas e privadas de outros estados demorarem a responder ao pedido de compra do Tratamento Fora de Domicílio (TFD)”.